quinta-feira, 14 de junho de 2012

Uma São Paulo Fashion Week

Às vezes, quando se deseja muito alguma coisa, mas muito mesmo, ela simplesmente acontece da forma mais natural e interessante possível. Minha primeira vez em uma semana de moda foi com 15 anos, era uma edição da SPFW e eu sabia que gostava de roupas, apenas não sabia que gostava de moda. Ano passado, mais velha e com uma cabeça melhor, eu voltei a pisar nos corredores que dão acesso às salas de desfiles, desta vez, no Fashion Rio e, ainda, com ingressos para a estreia do Herchcovitch no Pier Mauá. Eu curti, curti muito! Cada detalhe, modelos que passavam, os garotos estilosos apressados que trabalham no evento, alguns ícones de estilo, o ambiente... Na semana passada, por alguns contratempos de faculdade/trabalho, eu sabia que não poderia ir ao Ibirapuera este ano e já estava quase conformada com a ideia. Porém, ingressos a mais apareceram - lembram que eu contei de um curso de jornalismo de moda que estou fazendo? Então, ele está realmente, além de me ensinando muito, abrindo grandes portas! Consegui ingresso para o evento e agora vou contar como é cobrir uma São Paulo Fashion Week sem credenciais, sem acesso à Sala de Imprensa - sem veículo para publicar também - sem poder entrar nos desfiles e também aos lounges. Agora você pensa: "O que sobrou?". Muita coisa.
Logo na entrada, quando fui entregar o convite de uma amiga, aprendi uma lição. Quem quer e tem força de vontade, consegue. Encontrei com ela e vi que estava próxima a duas garotas sem convite que estavam lhe pedindo um, caso estivesse sobrando - se bem que, algumas pessoas por lá ignoram a frase "se estiver sobrando" e simplesmente querem o seu - nós não tínhamos mais nenhum e então, voltamos ao querido evento. Acabamos conseguindo ingressos para o primeiro desfile interno do segundo dia, o da Ellus Jeans. Ao entrar na fila, quem vejo em um dos primeiros lugares? As duas garotas da entrada sem convite! O dia foi passando, nossa professora, mais fofa impossível, conseguindo novos ingressos para nós e a cena se repetindo, as duas garotas também sempre dentro das salas de desfile. Fiquei interessada e achei que a história delas valeria uma boa pauta, e acabou que elas não acham a "habilidade" de entrar em desfiles tão impressionante assim, como eu acho. A garota é do Rio de Janeiro e foi para a Bienal com uma mão na frente e a outra atrás, ficou esperando na porta para ver se algo acontecia e, não é que aconteceu? Alguém se confundiu de dia e acabou deixando a amiga com convites a mais plantada na porta, elas pediram pelos ingresso e conseguiram, para completar eles davam acesso ao desfile da Ellus. "Se eu não tivesse conseguido esse, eu não iria pra casa, sempre dá certo, e uma vez dentro, é possível conseguir os desfiles também", contou. Bom, com bastante perseverança e um pouquinho de cara de pau é muito possível! Dica anotada.
A entrada é um caso de amor à parte. Ao passar pela porta o segurança aconselha: "Cuidado com o espelho d'água". E você imagina um pequeno canto com a decoração. Porém, ao entrar você se depara com uma passarela de madeira que parece estar flutuando. O ambiente escuro é multi-colorido e, nas quatro vezes que passei por ele, encontrei imagens diferentes. Em uma parceira com a Osklen, o tema sustentabilidade do evento pode ser visto em todos os lados e, enquanto algumas pessoas passavam apressadas, outras como eu, simplesmente olhavam admiradas todo o trabalho, envoltas por vídeos sobre o tema que admito não ter parado pra observar muito, tamanha a beleza do ambiente inteiro.

Ronaldo Fraga impressionou. Depois de ter pulado uma temporada, o seu grande retorno era esperado por todos do evento. 20h30, um aglomerado de pessoas amontoados em frente à sala 01 e nós, mais uma vez, conseguimos ingressos! Que orgulhinho. Enfim, entramos com a multidão e fomos procurar um lugarzinho lá atrás, momento de êxtase. O que era aquela passarela? Decorada com diversos tipos de plantas, não consegui identificar se eram naturais, mas acredito que sim, e com uma iluminação incrível. O desfile, com o tema Turista Aprendiz Na Terra do Grão-Pará, já ia começar e a ansiedade era muita. Eu, particularmente comecei tentando tirar algumas fotos, mas depois desencanei porque, né? Vou curtir esse desfile que está acontecendo bem na minha frente. Ao som de música brasileira paraense, modelos medusas com arranjos coloridos na cabeça entraram vestindo peças maravilhosas. As modelagens eram amplas, as estampas belíssimas e os acessórios: maxi-colares feitos pelas mulheres da Cooperativa de Biojoias de Tucumã. Ronaldo não fez apenas um desfile, e não faz apenas roupas, ele tem muito mais a dizer. E, como declarou em uma entrevista que vale a pena ser lida, ele quer conseguir a mudança social através da moda, e eu acredito nisso. 






Dica da Costanza para ser anotada, escrever no livrinho, na parede, na testa: Pra vocês que estão começando, não estudem só moda. Parem de estudar apenas isso, vejam filmes, escutem música, busquem muita cultura. E nesse meio, trabalhem muito e sempre, assim como eu. 

Com toda a certeza.

Escolhi uma roupa meio com pressa, porque a que eu tinha pensado não funcionou muito bem. Uma dica para quem vai ao fashion week, se você não for a rainha do salto alto ou for passar o dia inteiro na Bienal não vá de salto! É serio! Não que eu tenha ido, mas só uma dica.
Caso alguém deseje saber: o vestido é da loja online Nasty Gal (acredito que não tenha mais porque eu comprei na promoção há uns 3 meses). Eu sempre amei ficar navegando pelo site deles e colocando todas as peças na wish list, resolvi comprar uma faz um tempo, mas que confesso não ter gostado muito pessoalmente. Arrisquei outra vez com esse vestido e acho que acertei! Devo alertar que a qualidade não é a melhoooor do mundo - as pequenas linhas de algodão que compõem o vestido ficam caindo um pouco enquanto eu ando - mas não caem tanto assim e o efeito vale a pena. 

37 comentários:

  1. Amei o post, adorei a sua roupa, fui na edição de outono -inverno mais não tive acesso aos desfiles, tive acesso apenas em alguns lounges, mais me divertir muito, beijinhos.

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!
    Nunca fui em uma semana de moda mas estou morrendo de vontade de ir! Quem sabe na próxima eu não faço igual as amigas cara de pau aí do post? kkk

    Bjbj Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delícia, Nathi!!! Eu fui hoje, do nada, mas cheguei tarde e já tinha começado o último desfile! Só deu pra dar uma voltinha nos lounges! Quem sabe amanha não vou de novo!
    Adorei seu look e o texto do post!!


    Passa lá no Chez Caro, tem sorteio de aniversário!


    Bisous!

    Chez Carolinette | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  4. otimas dicas amiga, amie o look que vc escolheu, vi que vc mudou o nome do blog ne?
    ficou bom =]
    bjs
    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mudei sim! :) não consigo ficar muito tempo com o mesmo nome haha

      Excluir
  5. Que bacana, adorei seu look.
    eu recebi um convite,mas não pude ir...mas, acho que se fosse não teria cara para pedir convites...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais o look!!!!Você arrasou!!!!Beijinhos do TC!!!!

    ResponderExcluir
  7. oi linda! mt obg pelos elogios lá no blog! fui eu quem tirou as fotos, sim (:
    que sorte a sua de poder ir a uma fashion week! eu moro no MS, aí já da pra imaginar que nao é mt simples eu ir em uma, né??
    www.portefeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. WOW, que tudooo! Nossa, adorei a passarela. Não digo que seja um sonho ver esse evento, mas qual mulher nunca quis entrar no Fashion Week? rs'
    Adorei tudo flor, parabéns por sempre ir em busca do que vc quer ^^

    Bom domingão.
    BEIJO!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga!!! ir a uma fashion week é tudo de bom né?
    Mês passado eu fui aqui no Rio, foi mto bom. vc viu as fotos no meu blog?
    Nossa o conselho da Constanza é tudo de bom.
    E vc, que não para quieta com o nome desse blog!! menina hiperativa!!!!
    bjos!
    te adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, eu não viii! to indo lá agora dar uma olhadinha! :)
      aiii, eu não consigo, serio! já mudei de nome, pelo que eu lembro, quatro vezes haha

      Excluir
  10. Super linda você tava e amei o texto e as dicas :) Sou de Fortaleza, aqui a principal semana de moda é o Dragão Fashion Brasil.. E fui para lá sem nenhum convite mais dei um jeitinho e no final consegui assistir até os mais badalados como o de Lino Villaventura :) Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah que legal! Sou louca pra conhecer outras semanas de moda também, eu vi o desfile divino do Lino Villaventura na sexta, também! :D

      Excluir
  11. Que legal, sempre dá pra aprender alguma coisa, né? Dicas anotadas.

    Boa semana,
    Manu Luize.

    ResponderExcluir
  12. Amei o post uma delícia de ler e bem se fala: com força de vontade se vai longe.
    Não sei se eu teria a mesma coragem delas de ir sem convite pra tentar a sorte lá mesmo. Já fica a dica pras próximas fashion weeks.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que demais a sua saga, hehehe, deu pra ilustrar direitinho como é a rotina SPFW... Ei tenho vontade de acompanhar qualquer dia desses, mas nunca fui muito perseverante a ponto de ficar esperando convite na porta, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Nunca fui a um evento desses, mas gostei de saber como é. Fiquei aqui imaginando a saga das meninas! Às vezes pra conseguirmos algo temos que acionar a cara de pau. ahuahia.
    Beijocas :*

    ResponderExcluir
  15. Seu look estava lindo e fiquei feliz que conseguiu convites. Ainda bem que aquelas meninas conseguiram, né? A história terminou com um final feliz. Nessa temporada não deu para ir ao SPFW (na verdade nunca fui), moro no RJ mas já fui ao Fashion Rio. Ir de salto para um evento desses só se for muito confortável, hahaha. Beijos.

    famandmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. seu look ficou perfeito! eu amei! fico muito feliz em saber que estou ajudando, muito mesmo, enquanto aos cílios...o negócio é a prática, pois eu tb não sabia... era um horror, uma coisa que me ajudou muito foi colocar com a ajuda de uma pinça e tb esperar a cola secar um pouco pois se colocar com a cola muito molhada só faz sujeira! beijoooo flor!
    http://www.sassiclaudio.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o seu post e a sua visão sobre o evento. Parabéns pelo post.
    Gostei também do anterior sobre wedges que são meus queridinhos, rs.
    Bjus
    Um ótimo início de semana!
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post. As fotos estão maravilhosas e você estava linda! Beijinhos.

    http://universodeumcloset.blogspot.com
    Facebook

    ResponderExcluir
  19. Nossa, o look ficou lindo demais, parece capa de revista! :)

    beijos
    Pauline
    http://www.dicasdecomadre.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a sua roupa *-* o look ficou muito lindo e fofo!

    Beijos!
    http://like-paradise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que linda Nathy ;) Amei as fotos ;)

    Beijos

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Que sonho ! sempre sonhei em ir para o SPFW e fazer jornalismo é outro desejo.

    http://fashiondreamsblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. posso falar? amei o post, amei seu estilo...estou seguindo!
    ahuahua
    beijos

    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei!! Eu queria mtoo ter ido ao SPFW!! Eu sou maluca por fazer um curso sobre Jornalismo de moda, e estou pesquisando o melhor, você pode me indicar qual é o que vc está fazendo?
    Se prefirir, vamos conversar por e-mail, daniela.oliveirafreitas@hotmail.com
    Obrigada e Beijos

    www.danifreitas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claaaro! já vou te mandar um e-mail e a gente conversa mais sobre o assunto ;)

      Excluir
  25. Ai, guria, adorei o teu post!
    Onde eu estudo moda, os professores conseguiram muitos ingressos pro Donna Fashion (evento aqui do RS de moda), mas sempre ouvi falar que quem não tem vale a pena ir pra lá e ficar de plantão! As vezes consegue arranjar ingressos sobrando!
    Aaai tu faz curso de jornalismo de moda *-*
    Uma das áreas que mais me encanta, confesso, é o jornalismo de moda.
    O Ronaldo é muito divo. Acho tão legal o quanto ele incentiva a cultura brasileira e busca mostrar pra indústria desse segmento, aqui no Brasil, que não adianta ficar olhando para fora e esquecer que tem muita coisa pra ser buscado aqui dentro da nossa terra. Ele quer uma moda original, uma moda brasileira e não uma cópia do exterior. Isso eu super admiro!
    To seguindo aqui com certeza!

    Beijocas,
    We are Fashionistas

    ResponderExcluir
  26. "achei que a história delas valeria uma boa pauta", super jornalista! Hahaha adorei :) Tudo, o texto, as fotos... Seu blog tá lindo, Nathy!

    ResponderExcluir
  27. Mesmo tendo escolhido as pressas a roupa eu adorei!
    Tem pessoas que tem estilo, qualquer roupa que coloca continua ótima, tue caso :D

    Beijos!
    www.tatashhormain.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Costanza é uma fofa, né?! Já até deixei guardada aqui a dica dela. E você estava LINDA! Digna de SPFW, rs!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  29. Adorei muito o blog!!! Tudo por causa do seu look!!! Sinal que vc tme bom gosto e vou passar por aqui sempre hiihihi
    Bjs
    www.sugarblog.net

    ResponderExcluir
  30. Nathi! Fazia tempo que eu não vinha até aqui :(
    Mas quer uma dica? Faz um page ro teu blog, assim quem gosta(como eu) consegue acompanhar por lá também :B

    beijo e as fotos do spfw ficaram lindas!

    http://www.mondeetmode.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi prii, brigada pela dica! :) mas o que seria um page ro? haha
      beijos

      Excluir