terça-feira, 19 de junho de 2012

SPFW é trabalho

Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar: São Paulo Fashion Week é, antes de qualquer coisa, trabalho. Mais de 2 mil jornalistas cobrem o evento para mais de 25 milhões de internautas que leem mais de 3 mil matérias na rede. Os números assustam aqueles que apenas andam pelos corredores da Bienal e desfrutam do glamour e fascínio que o mundo da moda exerce. Pouco se sabe dos 11 mil profissionais envolvidos na produção de um evento como este que é palco para aproximadamente 100 mil pessoas, entre modelos, profissionais de moda, celebridades, funcionários e curiosos. É realmente interessante observar os corredores e reparar naqueles que consideram a semana de moda como um evento social, aqueles que vislumbram a moda e os verdadeiros trabalhadores, que ralam muito para fazer acontecer. Normalmente, os do evento social usam salto alto. 

Ao esperar pelo desfile do Lino Villaventura, comecei a reparar na primeira fila. Ela é normalmente composta por profissionais renomados do jornalismo - que precisam mesmo observar de perto as roupas, o caimento, os tecidos, os detalhes e os sapatos (é sério, a partir da segunda fila já fica complicado enxergá-los), algumas blogueiras, clientes da loja e as "personalidades". É compreensível que a marca precise de publicidade e visibilidade, mas será que o trabalho dos jornalistas precisa ficar comprometido por isso? Imagino a dificuldade dos profissionais que panejam o sitting do evento para agradar todo mundo. Trabalho difícil. Nas primeiras filas dos cinco desfiles que assisti, Costanza Pascolato é presença obrigatória e vi Regina Guerreiro no Herchcotich masculino, naqueles lugares que não são apenas primeira fila, mas sim abaixo dos fotógrafos, literalmente cara a cara com as modelos. Ela merece né? Vale a pena observar o comportamento daqueles que já passaram por muito daquilo que eu desejo ainda trilhar. É bonito. 






Que desfile lindo! Opinião totalmente visual, considerando que não conheço o trabalho do Lino Villaventura para julgar melhor. O lugar que eu estava sentada - fila F acredito - também não ajudou para que eu conseguisse perceber a qualidade dos tecidos, não que na circunstância que eu estava importasse muito, tudo que eu desejo é poder, de alguma maneira, sentir a vibração que um desfile transmite, e isso eu senti! As luzes se apagaram, a primeira modelo, de costas, começou a fazer poses sensuais no começo da passarela e entrou, radiante, com caras, bocas e braços, belíssimo uso dos braços, em uma lenta passagem pela passarela. Repetidamente, ao som da música, as modelos entraram em vestidos poderosos e decotados. Fico imaginando como é usar um vestido desses, acho que me sentiria uma obra de arte ambulante. Destaque para a modelo Alicia Kuczman, performance perfeita.

E para supresa de todos, Cuã Reymond fechando o desfile do Alexandre Herchcovitch. Reparem nas caras das pessoas na primeira fila. haha.   

Todas as fotos que eu não apareço (óbvio) foram feitas por mim.

20 comentários:

  1. ah, que lindas ficarama as fotos hein?
    que luuuxo vc hein? adorei!!
    E estavas mega estilosa!

    Beeeijooos

    http://www.youtube.com/blogdareh

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa camisa é linda, hein! Constanza arrasa, né? Cada foto linda! Beijos.

    famandmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ufa! Eu trabalhei muito todos os dias, não aguentava mais! haha

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal a sua descrição da atmosfera de um desfile! Já fui a alguns, mas nada muito profissional... Gostaria de participar de um do SPFW, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Que inveja branca de vc rs.. eu fui duas vezes, uma a lazer e outra a trabalho mas adoraria me envolver mais com esse mundo bjs

    ResponderExcluir
  6. nossa queria estar ali junto com os fotografos!
    beijinhos =*

    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post e do blog! Lhe convido a conhecer o meu tb! bjss
    http://corinamvieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que bacana essa experiencia adquerida nos desfiles,
    deve ser ótimo pra quem realmente é da área!

    Bjos,
    Thá

    ResponderExcluir
  9. É uma experiência muito boa né?! Mas além de tudo é muito cansativo, mas sempre vale a pena! Estava linda!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  10. Linda as fotos e amei saber alguns números do SPFW! O desfile do Lino é mesmo emocionante, as modelos fazem uma super performance, as músicas muito bem escolhidas, lindo!

    ResponderExcluir
  11. Amei as fotos e vc super fofa,
    beijinhos

    http://www.descontraidas.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e as fotos, muito legal participar dos desfiles, e tb dar a devida importância a indústria da moda que geralmente é associada a frivolidade e futilidade.
    bjssss

    ResponderExcluir
  13. AAAAH, adorei as caras das meninas na primeira fileira ao verem Cauã Reyomond *--* até eu ficaria assim haushaush'

    BEIJO!

    ResponderExcluir
  14. Nossa... que legal!!!!!Adoramos demais!!!!Beijinhos e apareça no Tc para conferir as novidades!!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei, as fotos ficaram lindas!!!
    E é bom para nos passar essas novidades para nós, e ver o Cauã não tem preço =]

    beijos

    http://www.instamakeups.com/

    ResponderExcluir
  16. Morri de inveja no post anterior você de (bem) pertinho da Constanza.. Perfeita ela, né?! Amor eterno heheh

    Beijos

    http://www.brunaffair.com/

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Com certeza um mega evento como este requer muito trabalho.
    Eu acompanhei algumas matérias de bastidores pela TV na abertura do SPFW.
    O mundo da moda é realmente fascinante.
    beijos
    http://ladykellyworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. O desfile do lino foi incrível, né?
    vc acabou esquecendo um profissional que também está lá a trabalho, nós buyers!
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    www.fashionandotherthings.com

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente? Acho que nunca li um texto falando tão sinceramente do modo que ve um evento de moda, e acredite eu já li vários. O modo que você descreveu não fez parecer só o glamour só o que vai ser tendencia, e sim a forma que é. Eu gostei demais do seu texto e do seu blog! Parabéns e espero que você realmente chegue a ser uma futura Constanza..
    Beijos
    Lola
    http://tesouraneles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir